Caravana da UFAL participa da Marcha em Brasilia: em defesa da Universidade Pública.

Caravanas de todo o Brasil estão se dirigindo a Brasília. De norte a sul, leste a oste, estudantes, professores contra os cortes na Educação e que afetam diretamente as Universidades Públicas farão marcha em Brasília.

De Alagoas 


uma caravana com 48 pessoas entre professores e estudantes foi enviada a Brasília quando acontecerá a marcha dos SPFs (27 - quinta) e da Educação (28 - sexta).

A marcha do dia 27 é organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fórum dos SPF), e terá início às 9h, com concentração na tenda em frente ao Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios. Para o Fórum, é necessário ampliar a mobilização entre os servidores, construindo uma greve geral dos SPF, para que o governo federal responda a pauta unificada do funcionalismo federal.

Já a manifestação dos docentes federais em greve, no dia 28, está sendo organizada pelo Comando Nacional de Greve (CNG) do Andes-SN. Segundo o CNG, é importante nesta etapa da greve radicalizar as intervenções para pressionar o ministro da Educação, Janine Ribeiro, a negociar com a categoria, que completará três meses de greve justamente no dia do ato, sem sequer ser recebida pelo ministro.

Durante o período de greve o MEC, após três meses o ministro da Educação, Janine, não tem recebido pessoalmente o sindicato ANDES-SN. Apenas, representantes foram enviados os quais sequer responderam à pauta de reivindicações dos docentes federais. A pauta é dividida em cinco eixos: 1- defesa do caráter público da universidade;  2- condições de trabalho; 3- garantia de autonomia; 4- reestruturação da carreira; e 5- valorização salarial de ativos e aposentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário