CLG/AdUFAL realizará Coletiva de Imprensa: 100 dias de greve das universidades federais



Na próxima terça-feira (15/09/2015) o Comando Local de Greve da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas estará realizando coletiva de imprensa. A coletiva acontecerá as 9h na sede da ADUFAL, (ver endereço abaixo), quando serão apresentadas informações sobre o movimento paredista dos docentes federais que completou 100 dias sem nenhuma negociação efetiva com o MEC. Apesar de reuniões com intermediário do MEC, a exemplo do secretario da SESU (Secretaria de Ensino Superior), o Sr. Jesualdo Pereira, pela primeira vez na história das greves, o atual ministro da educação, Prof. Renanto Janine (USP) é o primeiro ministro que não recebe, pessoalmente, o sindicato nacional dos docentes do ensino superior no Brasil ANDES-SN. 

Em Brasília, a pressão é para que o Ministério da Educação (MEC) discuta as reivindicações específicas da categoria e responda de imediato à pauta do movimento docente (Veja aqui a pauta). Atualmente, o movimento paredista conta com a adesão de 50 seções sindicais, em todo o país. 


PAUTA LOCAL

Localmente, o movimento docente busca negociar com o reitor para que sejam respondidas as pautas locais da categoria que reúnem pontos emergências. Um reunião estava agendada com o reitor no dia 04 de setembro, porém, com menos de 24h a reitoria cancelou alegando ter recebido a pauta, apenas, um dia antes da audiência. Porém, a pauta geral da categoria é a mesma da greve 2012 considerando que a reitoria não negociou e, a mesma foi entregue à reitoria em 2012. As inclusões estão por conta, apenas, dos pontos emergências. O CLG/ADUFAL aguarda uma reunião de imediato com a reitoria. 

As reivindicações do movimento docente, em Alagoas, estão pautadas em diversos aspectos destacando-se as questões de infraestrutura que impactam os diversos campi da UFAL, acarretando em situações desiguais. Além desse aspecto, o movimento docente tem 07 pontos considerados emergências e que podem ser executados de imediato, pois não exigiria da reitoria maiores desdobramentos, apenas vontade política. Os pontos EMERGENCIAIS são:


a) Defesa do caráter público e da qualidade do trabalho desenvolvido na Ufal

   - Oposição e impedimento a qualquer tentativa de contratação docente na UFAL pela via de Organizações Sociais (OS);
   - Regularização imediata da jornada de 30 horas para os trabalhadores técnico-administrativos em todos os setores da UFAL

b) Transparência no orçamentoatualizar os dados do orçamento (os dados do site estão com informações até 2010 – atualizar 2011-2015 imediatamente); 

c) Gestão de pessoal – CPPD (chamada de eleições, FGS para os integrantes da CPPD, espaço com condições decentes para o trabalho dos membros da CPPD, garantia de que a Lei 12.772/12 seja cumprida em seu ART 26 e parágrafo 1º quanto as funções da CPPD), dar publicidade e transparência sobre as demanda de vagas para concursos na UFAL e as vagas disponíveis para concursos; criar e efetivar uma politica de combate ao assedio moral;

d) Infraestrutura – Garantia mínima de qualidade da expansão da Ufal
 - Agilidade na construção da sede do Campus de Santana do Ipanema e de Penedo;

e) Política estudantil – garantia de manutenção e não atraso das bolsas; vinculação de todas as bolsas à atividades acadêmicas (ensino, pesquisa ou extensão) como determina o PNAES.

f) Ensino – Entrada única para o Campus do Sertão, já em 2016;

g) Gestão pública e democráticagarantia dos espaços para as entidades representativas de docentes, técnicos e estudantes (ADUFAL, SINTUFAL e DCE) no Centro de Interesse Comunitário (CIC), imediatamente conforme previsto na planta do CIC; revisão da condição dos pró-reitores como membros natos do CONSUNI, também de caráter imediato; garantir que o texto a ser elaborado pela comissão que regulamentará a resolução de alteração do estatuto seja encaminhado às unidades e campi para apreciação e discussão, antes de ser submetido ao CONSUNI.


Comando Local de Greve - ADUFAL

Contato: clgadufal2015@gmail.com / 3241-1880 / (61) 8234-1314 (Prof. Tiago Zurck); 

Endereço: Rua Dr. José de Albuquerque Porciúncula, 121 Farol Maceió-AL CEP: 57051-345

Nenhum comentário:

Postar um comentário